A Secretaria Municipal de Infraestrutura (ou Secretaria de Obras) de Santa Rita (MA) é responsável pelo planejamento, execução e manutenção da infraestrutura urbana e rural do município, garantindo melhores condições de mobilidade, saneamento e desenvolvimento territorial. Suas principais atribuições são:
1. Obras Públicas e Urbanização
- Construção, reforma e manutenção de vias públicas (ruas, avenidas, pontes e viadutos)
- Pavimentação e recapeamento de estradas urbanas e rurais
- Urbanização de áreas públicas (praças, calçadas e espaços comunitários)
2. Saneamento Básico
- Gestão de sistemas de drenagem pluvial (combate a enchentes e alagamentos)
- Manutenção de redes de água e esgoto (em parceria com a concessionária local)
- Fiscalização de obras de saneamento em conformidade com o Plano Municipal de Saneamento Básico
3. Iluminação Pública
- Instalação e manutenção de postes e lâmpadas LED
- Expansão da rede de iluminação em bairros e zona rural
- Parcerias com empresas de energia (como a CEMAR)
4. Infraestrutura Rural
- Construção e conservação de estradas vicinais e pontes rurais
- Apoio à infraestrutura para agricultura familiar (barragens, açudes, etc.)
- Melhoria do acesso a comunidades isoladas
5. Licitações e Fiscalização de Obras
- Elaboração de projetos e processos licitatórios para contratar serviços de construção
- Supervisão de obras contratadas (cronograma, qualidade e custos)
- Vistoria em edificações públicas (escolas, postos de saúde, prédios administrativos)
6. Gestão de Emergências
- Reparos emergenciais em vias danificadas por chuvas ou desastres naturais
- Ações preventivas contra erosões e deslizamentos em áreas de risco
- Coordenação com a Defesa Civil em situações críticas
7. Mobilidade Urbana
- Sinalização de trânsito (faixas de pedestres, placas e semáforos)
- Projetos de acessibilidade (rampas, calçadas adaptadas)
- Planejamento de rotas e transporte coletivo (em parceria com a Secretaria de Transportes, se houver)