A Secretaria Municipal de Emprego e Renda (ou setor equivalente na estrutura da Prefeitura de Santa Rita-MA) é responsável por desenvolver políticas e programas que estimulem a geração de emprego, renda e oportunidades econômicas para a população. Suas principais atribuições incluem:
1. Intermediação de Mão de Obra e Qualificação Profissional
- Cadastro e encaminhamento de trabalhadores a vagas de emprego formais e informais.
- Parceria com o SINE (Sistema Nacional de Emprego) para oferta de vagas e emissão de Carteira de Trabalho.
- Cursos profissionalizantes e capacitação em áreas demandadas pelo mercado local.
2. Fomento ao Empreendedorismo e Economia Solidária
- Apoio a micro e pequenos empreendedores (MEI e pequenos negócios).
- Oficinas de gestão financeira, planejamento e acesso a microcrédito.
- Incentivo a cooperativas e associações produtivas (artesanato, agricultura familiar, etc.).
3. Programas de Geração de Renda
- Articulação com programas federais e estaduais (ex.: Pronatec, Qualifica Mais).
- Bolsas-estímulo e auxílios para capacitação e reinserção no mercado de trabalho.
4. Inclusão Produtiva de Grupos Vulneráveis
- Projetos específicos para jovens, mulheres, pessoas com deficiência (PCD) e comunidades tradicionais.
- Parcerias com CRAS e Centros de Qualificação para inclusão social pelo trabalho.
5. Articulação com Empresas e Instituições
- Convênios com empresas locais para criação de vagas (Lei do Aprendiz, estágios).
- Apoio a feiras de emprego e eventos de conexão entre empregadores e trabalhadores.
6. Acompanhamento de Políticas Públicas
- Monitoramento de indicadores de emprego e renda no município.
- Elaboração de projetos para captação de recursos (editais estaduais e federais).