Ouvidoria Geral

(98) 3451-1771

Secretaria Municipal de Relações Institucionais

Amaury Silva Santos

Praça Dr. Carlos Macieira

(98) 3451-1771

08:00:00 – 14:00:00

relacoesinstitucionais@santarita.ma.gov.br

Atribuições

Secretaria Municipal de Relações Institucionais de Santa Rita (MA) atua como elo entre o governo municipal, outras esferas de poder e a sociedade civil, garantindo diálogo, articulação política e captação de recursos. Suas principais atribuições são:


1. Articulação Política e Interinstitucional

  • Representar o município em fóruns estaduais e federais
  • Mediar relações com Assembleia Legislativa do MACâmara de Vereadores local e Governo Federal
  • Coordenar agendas com deputados, senadores e lideranças comunitárias

2. Captação de Recursos e Convênios

  • Identificar e pleitear emendas parlamentares e verbas federais/estaduais
  • Gerenciar processos de convênios com Ministérios e Secretarias Estaduais
  • Acompanhar projetos financiados por organismos nacionais e internacionais

3. Relações com Organismos de Controle

  • Interface com Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) e Controladoria-Geral
  • Prestar esclarecimentos e documentação para auditorias
  • Zelar pela transparência e conformidade legal dos atos municipais

4. Comunicação Governamental

  • Articular com a Secretaria de Comunicação para alinhar discursos oficiais
  • Organizar eventos com autoridades e cerimônias públicas
  • Acompanhar demandas protocolares de entidades e associações

5. Relações com Conselhos e Entidades

  • Facilitar diálogo com Conselhos Municipais (Saúde, Educação, etc.)
  • Mediar contatos com sindicatosONGs e entidades de classe
  • Promover fóruns de discussão sobre políticas públicas

6. Assuntos Federativos

  • Participar de Frentes de Prefeitos e Consórcios Intermunicipais
  • Representar o município em organismos como a CNM (Confederação Nacional de Municípios)